Bursite é o nome dado a inflamação da bursa, uma bolsa serosa que recobre tendões e que está presente em diversas articulações, como ombro, quadril, cotovelo e joelho. No ombro, na maioria das vezes a bursite é apenas um sinal de que algo errado está acontecendo. As principais causas de bursite são a síndrome do impacto e os esforços repetitivos. O paciente apresenta dor intensa no cotovelo, podendo inclusive ter dificuldade para realizar as atividades básicas diárias.
O diagnóstico é feito com história detalhada, exame físico e pode ser confirmado com o auxílio do Ultrassom ou da Ressonância Magnética.
Sobre o tratamento, é importante identificar e tratar a causa da inflamação e não apenas os sintomas álgicos. Deve-se procurar no dia-a-dia do paciente as atividades que possam estar promovendo essa inflamação e também identificar a presença da síndrome do impacto. Como medidas terapêuticas, podemos utilizar anti-inflamatórios, infiltrações, fisioterapia e em casos refratários ao tratamento conservador, a cirurgia por artroscopia, com intuito de ressecar a bursa e raspar o acrômio.
Lembre-se: na presença dos sintomas e incômodos citados, não hesite em procurar um médico especializado.
Tenho comigo uma verdade e aplico aqui no meu blog: a informação é a melhor das prevenções. Porém, talvez você esteja em um estágio mais avançado de complicação e dor no local e por essa razão chegou até o fim do meu artigo. Quero te agradecer e não te deixarei sair de mão vazias.
CLIQUE AQUI para informar-se sobre horários para uma consulta ou, se for o caso, apenas tirar alguma dúvida. Terei o maior prazer em te responder e te receber em meu consultório.
Também confira AQUI os convênios que atendo.
Um forte abraço e até o próximo artigo.