Artrose do Ombro
10/05/2017
Síndrome do Impacto
10/06/2017

Lesão do Manguito Rotador

O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões que se localizam no ombro e envolvem a cabeça do úmero.Os tendões são essenciais para o bom funcionamento do ombro. São eles os principais responsáveis pela desaceleração do ombro, pelas rotações e por manter o ombro bem posicionado para que outros músculos maiores e mais potentes realizem sua função.

O local do ombro onde estão os tendões do manguito rotador chama-se espaço subacromial. Este espaço pode estar diminuído por diversas condições: um “teto” mais baixo, pela presença de esporões no acrômio ou por uma postura inadequada da escápula ou por um “chão” mais alto, pela fraqueza dos tendões do manguito rotador ou por movimentos repetitivos com o braço elevado. Além desses fatores mecânicos, existem fatores biológicos que fragilizam esses tendões: degeneração natural pelo envelhecimento, problemas vasculares locais (comuns nos tabagistas) e as tendinites (tendinopatias) crônicas. Traumas, fraturas e luxações no ombro ou trações do braço podem criar ou piorar pequenas lesões prévias.

Causas

Em um espaço subacromial diminuído pode ocorrer um atrito nos tendões, chamado de síndrome do impacto. Esse atrito, associado aos fatores biológicos podem causar as lesões. Podemos considerar, portanto, que a lesão do manguito rotador é uma doença com muitas e diferentes causas.
As lesões do manguito rotador podem ser parciais ou completas (transfixantes) e podem acometer apenas uma parte do tendão, todo o tendão e mais de 1 tendão (são 4 tendões no total). Elas podem ter retração pequena, moderada ou grande. Os músculos podem estar degenerados ou não. Quanto maior a lesão, a retração e a degeneração, pior é a lesão. As lesões são mais comuns no tendão supraespinal, seguido do infraespinal e do subescapular.

Lembre-se: na presença dos sintomas e incômodos citados, não hesite em procurar um médico especializado.

Marque sua consulta

Tenho comigo uma verdade e aplico aqui no meu blog: a informação é a melhor das prevenções. Porém, talvez você esteja em um estágio mais avançado de complicação e dor no local e por essa razão chegou até o fim do meu artigo. Quero te agradecer e não te deixarei sair de mão vazias.

CLIQUE AQUI para informar-se sobre horários para uma consulta ou, se for o caso, apenas tirar alguma dúvida. Terei o maior prazer em te responder e te receber em meu consultório.

Também confira AQUI os convênios que atendo.

Um forte abraço e até o próximo artigo.