Uma das perguntas mais frequentes que recebo é se a tendinite calcária no ombro tem cura? A tendinite calcária é causa importante de dor no ombro e pode prejudicar suas atividades diárias. Existe de forma leve ou com poucos sintomas em uma grande quantidade de pessoas, e de repente, inicia-se a fase dolorosa, muito incapacitante. Quem já foi a um pronto atendimento ortopédico e recebeu esse diagnóstico sabe bem como a dor é forte. Você precisa ler esse post caso já tenha se feito a pergunta do nosso título: a TENDINITE CALCÁRIA NO OMBRO TEM CURA?
A doença é caracterizada pela presença de depósito de cristais cálcio na região interna dos tendões que movimentam o ombro (manguito rotador), doença causada por um processo inflamatório que evolui para esta calcificação (sem causa totalmente definida) leva para um quadro clínico de dor intensa ,de inicio rápido, durante movimentação do ombro e, em repouso também, que leva ao paciente não mexer o ombro. O tratamento inicia-se com utilização de medicação para aliviar à dor e fisioterapia, por vezes este tratamento não resolve o problema e o paciente deve ser submetido ao tratamento cirúrgico, realizado por artroscopia . No quadro inicial de fortes dores no ombro de maneira rápida, sempre deve-se procurar o ortopedista para um correto diagnóstico e tratamento.
A incidência é maior em mulheres entre trinta e cinquenta anos, e não há relação com outras doenças, nem tanto com reposição de cálcio ou vitamina D (esta é uma dúvida frequente em consultórios, devido à característica de deposição de calcificações no meio dos tendões do ombro).
A maioria (cerca de 60%) tem o depósito de cálcio nos tendões do ombro e não apresentam sintoma algum. Entretanto, quase a metade dessas irão apresentar sintomas ao longo da vida. Por outro lado, os outros quarenta por cento apresentam a doença junto com sintomas dolorosos já na fase inicial.
A causa é desconhecida e NÃO está relacionada a doenças sistêmicas como reumatismos, osteoporose, doenças da tireoide, diabetes, etc. Também não há relação com as doenças do ombro.
O primeiro indício de tendinite com depósito de cálcio é a dor muito forte, de início súbito, sem fatores precipitantes (o famoso “começou do nada”), com dificuldade de levantar o braço, movimentar o ombro ou pegar peso. O diagnóstico pode ser feito com radiografias simples, ultrassonografia ou ressonância magnética do ombro.
Na imensa maioria das vezes o tratamento é conservador (não cirúrgico). Nove em cada dez pacientes irão resolver completamente os sintomas dessa maneira. É necessário a realização de fisioterapia, compressas frias com gelo e uso de anti-inflamatórios, podendo inclusive ser necessário a realização de infiltração na articulação do ombro.
A escolha pelo tratamento cirúrgico é feita apenas quando os sintomas estão piorando, com dor constante apesar do tratamento conservador adequado. A idéia é remover o foco de cálcio, podendo ser realizada por artroscopia (técnica cirúrgica minimamente invasiva).
Na imensa maioria das vezes sim. A dor some por completo, e os movimentos e a força se normalizam. Os sintomas cessam, sem que necessariamente o depósito de hidroxiapatita do tendão tenha sido completamente absorvido. A dor deixa que existir quando o organismo para de reabsorver ou quando a reabsorção é completa, e não é possível prever em quanto tempo isso acontecerá.
Por outro lado, a doença pode evoluir com algumas complicações, que devem ser tratadas com atenção. As mais comuns são: tendinite bicipital, capsulite adesiva ou lesão do manguito rotador.
Tenho comigo uma verdade e aplico aqui no meu blog: a informação é a melhor das prevenções. Porém, talvez você esteja em um estágio mais avançado de complicação e dor no local e por essa razão chegou até o fim do meu artigo. Quero te agradecer e não te deixarei sair de mão vazias.
CLIQUE AQUI para informar-se sobre horários para uma consulta ou, se for o caso, apenas tirar alguma dúvida. Terei o maior prazer em te responder e te receber em meu consultório.
Também confira AQUI os convênios que atendo.
Um forte abraço e até o próximo artigo.